Estresse e traumas podem ter relação com doenças autoimunes?
Estudos ainda tentam entender qual a ligação entre as duas coisas.
- Um deles, publicado no Jama, em 2018, analisou mais de 100 mil pessoas da Suécia, diagnosticadas com transtornos relacionados ao estresse, e compararam a tendência em desenvolver doenças autoimunes pelo menos um ano depois.
- No resultado, os pesquisadores concluíram que pessoas que conviviam com transtorno têm um risco maior de ter uma doença autoimune em relação ao grupo controle.
- Além disso, o estudo descobriu que essas pessoas eram mais propensas a desenvolver múltiplas doenças autoimunes --e não só uma.
- Outra pesquisa, realizada em camundongos, relacionou o trauma de infância com a esclerose múltipla. Publicado na Nature, o estudo mostrou que os animais que experimentaram estresse quando jovens eram mais propensos a desenvolver o distúrbio autoimune e menos propensos a responder a um tratamento comum.
Conclusão: o que os médicos consultados por VivaBem explicam é que a pessoa pode ter uma predisposição genética para a doença, além de outros fatores externos envolvidos (tabagismo, por exemplo), e o estresse ou trauma entrariam como um grande gatilho para a doença se desenvolver.